quarta-feira, 18 de agosto de 2010

História do Colégio 2 de Julho


No dia 18 de outubro de 1924, inicia-se a história de nosso Colégio, data em que desembarcaram em Salvador o casal Peter Garret Baker e Irene Hight Backer, ele pastor da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos e ela professora. Ambos estavam iniciando uma bela missão em terras brasileiras através da educação. O sonho teve segmento em 1926, quando o casal criou uma “escolinha” nas imediações do Dique do Tororó, para dar atendimento gratuito, às crianças pobres da região.
Em 1927, outro marco da instituição: é criada a Escola Americana, no Bairro Canela, sendo este, o ano fixado como o de criação do Colégio 2 de Julho, sucessor da Escola Americana. No ano de 1938 a missão presbiteriana norte-americana adquiriu o Palácio Conde dos Arcos, no bairro Garcia, local onde funciona até a presente data e vários outros prédios vieram a ser construídos para atender a grande demanda do Colégio.
Os 22 mil metros quadrados situado a poucos metros da Praça Campo Grande foram gradativamente sendo ocupados, instaladas 58 salas de aula, laboratórios diversos, ginásio de esportes coberto, quadras, piscina e um prédio para a Educação Infantil. Ampla área para estacionamento e para a convivência dos estudantes. Nesses 80 anos de existência, o Colégio 2 de Julho desempenhou de modo significativo a história da educação na Bahia. Milhares de estudantes passaram pelo Colégio e aqui desenvolveram seu potencial de inteligência e de recursos humanos para a formação de sua personalidade e de sua capacidade de liderança. Hoje estão no exercício profissional com muita eficiência e sucesso, no campo da ciências e das artes e sobretudo no compromisso de construir relações humanas justas.

Como é bom saber que fazemos parte dessa história!

Bem vindos!!!

O Colégio 2 de Julho faz parte de nossas vidas! Muitos de nós crescceram ali, outros passaram um tempo mais curto, mas certamente todos saímos com marcas valiosas daquele espaço. Não há quem tenha saído dali sem um gostinho de "demais, esse colégio foi marcante"! Todos que tiveram oportunidade de ali estudar sairam com marcas, marcas de alegria, de amizades, aprendizados, que certamente deixaram saudades.
Este blog se tornou o espaço de encontro oficial dos ex-alunos e amantes do Colégio 2 de Julho! A proposta é colocar a história do colégio, ter um mural para que todos possam deixar seus recados, postar fotos, e, claro, divulgar os informativos  oficiais de nossa festa: QUANTO TEMPO!
Como todos sabem, no último Sábado de Outubro de todo ano é realizado em nosso colégio a festa Quanto Tempo, festa oficial para encontro de todos os ex-alunos, de todas as gerações, de nosso querido e memorável colégio!
A escolha da data se deu em virtude da semana de comemoração do aniversário do colégio, que é dia 18 de Outubro.
A cada ano a organização se empenha em trazer novidades e criar um clima de descontração e reencontro, com uma atmosfera de comemoração e alegria, para que você, querido ex-aluno, possa desfrutar do prazer de rever seus amigos, antigos professores, de estar em nosso colégio, revivendo lembranças e memórias de um tempo que não volta mais, mas que deixou a saudade e a sensação de quero mais!
Ali fomos felizes, ali continuamos sendo a cada lembrança, a cada reencontro, a cada vez que ali temos a oportunidade de estar!!!
Fique de olho em nosso blog, aguardem novidades e, BEM VINDOS!!!